quarta-feira, 12 de maio de 2010

filosofia backpacker


Ser um viajante, bem mais do que um turista, não deixa de ser uma filosofia de vida. A filosofia backpacker. Sair pelo mundo com uma mochila (ou mala), experimentar, desbravar, descobrir.

Cultura Backpacker. Uma tradução literal seria "cultura mochileira". E é ótimo ser mochileiro! Mas esta ideia pode levar a interpretações equivocadas. A ideologia não se limita a colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Também não significa que se deva viajar, necessariamente, de mochila. Certamente não é a concepção da bagagem o xis da questão.

A cultura backpacker e a filosofia viajante acreditam na responsabilidade de um cidadão do planeta: ecológica, pacifista, convicta nos direitos humanos – ainda que sem obrigação de levantar bandeiras. O importante é a consciência. Talvez utopicamente possamos acreditar em um mundo melhor – mas não como uma delicada miss que sonha com a paz mundial após a leitura do Pequeno Príncipe. O viajante, como você, afinal, pode fazer algo. Pode viajar.
Viaje. Saia. Interaja. Conheça. Experimente. Compreenda. Quebre preconceitos. Supere seus limites. Expanda seus horizontes. E volte. Volte uma pessoa melhor. Mais sábia. Mais aberta. Mais pacifista. Mais produtiva. Mais saudável. Como deveria ser nossa sociedade.

Não, não é uma utopia. Quem aproveita bem uma viagem sabe. O bom viajante, afinal, encara sua aventura como uma grande oportunidade de descobertas, aprendizado e autoconhecimento. Tudo isso, é claro, temperado com bastante graça, diversão, emoção e calor humano.

De bônus, pra quem sai do país: uma boa chance de retornar com um novo idioma na bagagem, a vivência de uma cultura estrangeira e a percepção da verdadeira fauna de pessoas que habita o planeta Terra. Isto sim é entender o que é globalização!

(texto tirado do site "O VIAJANTE")

2 comentários:

  1. Coca já me preparando para a nossa aventura pela Europa, vou em setembro para Machu Picchu.
    Vou fazer a caminhada de 04 dias e tb visitar outros locais como o Lago Titikaka que é muito lindo e onde os habitantes ainda vivem como a 500 anos atrás.
    Vou te mandar por e-mail o programa, é bem interessante, se tu quiseres postar como sugestão tem a programação para 14 dias de viagem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito tri tia! bakana dmais mesmo!
    assim que tu mandar, eu já posto no blog!
    beijo grande!

    ResponderExcluir