quarta-feira, 12 de maio de 2010

um mochileiro nao pergunta POR QUE.. um mochileiro pergunta: POR QUE NAO?!

Se você acampa nos feriados ou passa o fim de semana no litoral com seus amigos ou viaja no cinema ou mesmo entrava em surto nas aulas de física - bem, fique sabendo que você é um viajante em potencial! Daí para atravessar as montanhas é só uma questão de montanhas. Ah, você mora em Brasília e não tem montanhas? Começaram as desculpas...

Nós sabemos que muita gente deixa de viajar porque não tem dinheiro, não tem tempo, está muito velha para isso ou não tem um bom parceiro de viagens. E não acreditamos em nenhum destes motivos.

Justificativas sempre existem, mas são todas irrelevantes, incomparáveis com o que se ganha investindo numa viagem.

Grana? Consegue-se. Tanta gente à volta tem, por que você, logo você, iria estagnar com este problema. E depois, com um bom planejamento (de mais de ano, se for necessário) é possível juntar o suficiente para a empreitada (ou investimento!) - e pode custar bem menos do que se imagina.

Tempo? Achamos que vale a pena trancar uma matrícula de faculdade ou dar um tempo em sua rotina para investir na vida. Vai aprender o que você jamais iria levar de uma sala de aula, mesmo que não vá fazer nenhum curso no exterior. Mas tudo bem, isso é muito pessoal e uma boa viagem também pode ser feita em um mês ou num mais reduzido período de férias.

Idade? Você se acha muito velho para se desprender de alguns vínculos e conhecer o mundo? Você deve estar de sacanagem... Tenha você 19 ou 91 anos, a única restrição é a saúde. Se você tem o corpo e a cabeça saudável é jovem, pronto – e ponto. O mundo, sim, está ao seu alcance!

E um amigo? Não tem uma companhia pra viajar? Que peninha... Certo, inspira mais segurança sair daqui com um parceiro, amigo, irmão, namorada/o, concubina. Agora, acredite, viajar sozinho nos deixa bem mais receptivos a conhecer gente, aprender idiomas e passar por grandes descobertas, fazendo com que seja tão legal ou até melhor do que viajar acompanhado. Se não, você pode convidar a sogra viúva do seu vizinho...

Ser um viajante é uma experiência única, mas isto você só se dará conta quando estiver longe de casa. Como dizia o grande poeta Mário Quintana, não nos arrependemos pelo que fazemos, e sim pelo que deixamos de fazer.

Um comentário:

  1. como eu gosto muito do site O VIAJANTE, tirei muita coisa de lá tá pessoal!!!

    ResponderExcluir